Terras de Fuste, Função e Paço de Mato Alberto Alves, 76 anos, habitante de Paço de Mato - Rôge - Vale de Cambra
sábado, 05 janeiro 2019 11:28

Terras de Fuste, Função e Paço de Mato

Classifique este item
(1 Vote)

Ondas da Serra partiu à descoberta um destes dias por terras de Vale de Cambra. Deixamos o carro em Rogê, perto do Centro Cívico e partimos para desbravar terrenos e procurar aventuras. Não fomos de caravela, nem navegamos numa nau, levamos a bicicleta, não levamos varapau.

O começo da aventura em Rogê - Vale de Cambra

A nossa primeira paragem foi no Açude do Moreira, situado no Rio Caima ainda em Rogê. Fomos depois ver a Ponte Velha, junto à Rua com o mesmo nome e voltamos à estrada municipal 550, que serviu como guia para a nossa jornada. Passamos por Sandiães, paramos para ver a sua Capela de Santa Ana, uma construção do século XVIII, de estilo setecentista e chegamos ao nosso destino principal, Fuste. Quando fizemos o PR4, Trebilhadouro, ficamos com vontade de explorar com mais pormenor esta aldeia, dotada de muita beleza natural e arquitetónica.

Maria Idalina e a sua bonita vaca

Ao chegar vimos a senhora Maria Idalina, com a sua bonita vaca, que passivamente se deixava conduzir. Ali perto no vale, Virgulino Marcelino montado num escadote podava as suas videiras.

Igreja de Nossa Senhora Desterro - Função

Visitamos a Igreja de Função, em honra de Nossa Senhora Desterro e lá do alto, vislumbrávamos ao fundo a nossa querida Ria de Aveiro e o Oceano Atlântico. O presépio montado no coreto ali em frente, tinha como tema o “O Sonho de José”.

Foi nesta aldeia no café do Ernesto que paramos para descansar e encontramos uma ligação ao nosso passado, numa das paredes um poster recordava uma festa em honra do Divino Espírito Santo, nos dias 17 e 18 de 1964, como fogueteiro tinha mencionada a nossa aldeia de Tarei – Souto.

O caminho até Paço de Mato

A caminho de Paço de Mato, vimos nas encostas da serra, quatro aldeias, que pareciam pedir a proteção dos montes, para não se precipitarem no fundo do vale, Paço de Mato, Viedal, Vilar e Gatão. Paramos na primeira para ver os dióspiros, visitamos o seu pequeno aglomerado de casas em granito. Nesta aldeia pedalamos pelo Caminho Rural de Paço de Mato, inaugurado em 1997, onde encontramos Alberto Alves, com 76 anos a puxar um carro de mão com uma cabaça e outros legumes.

O final do dia aproximava-se rapidamente e não foi por falta de vontade e força que não fomos visitar as outras aldeias, fica para uma próxima oportunidade.

Andamos como os nossos antigos marinheiros a navegar à vista, aportamos em bonitas aldeias em granito, pedalamos por caminhos rurais, acariciamos a natureza, cheiramos a terra dos campos, palramos com os seus agricultores e desfrutamos dos garnizés a cantar, muito bonito.

Lida 1500 vezes

Autor

Ondas da Serra

Ondas da Serra® é um Orgão de Comunicação Social periódico, distribuído electronicamente, que visa através da inserção de notícias, promover a identidade regional, o turismo, e a divulgação/defesa do património natural, arquitectónico, pessoas, animais e tradições, dos concelhos da região norte do distrito de Aveiro, nomeadamente: Ovar, Santa Maria da Feira, Espinho, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra e Arouca e do forma mais geral dos restantes municípios do distrito.

Itens relacionados

Ecopista Póvoa do Varzim-Famalicão novo desafio aliciante

No dia 10 de julho de 2021, o ramal ferroviário que liga Póvoa do Varzim a Vila Nova de Famalicão voltou a expelir fuligem e a resfolgar de vapor, não das antigas locomotivas, mas da nova vida que ganhou. Encerrado ao tráfego em 1995, regressou da reforma para se ver transfigurado numa atrativa ecopista, por onde passam graúdos e miúdos, a caminhar ou a correr, montados em bicicleta de todos os tamanhos e feitios, empurrando carrinhos de bebé, uns mais lentos outros mais rápidos, mas todos cheios de vida e com vontade de ver as bonitas vistas sem comprarem bilhete.

Vereda do pastor percurso pedestre oculto da Serra da Freita

Pelo percurso pedestre do PR3 – Vereda do Pastor - Arões - Vale de Cambra, o Ondas da Serra foi conhecer as aldeias mais icónicas da encosta sul da Serra da Freita, Covô, Agualva e Lomba. Nesta caminhada ainda passamos por duas povoações já abandonadas de Porqueiras e Berlengas. Este trilho é muito rico em termos arquitetónicos, naturais, fauna e flora, onde podemos apreciar um núcleo composto por 15 canastros ou espigueiros, duas bonitas cascatas, luxuriantes ribeiros e belíssimas paisagens de montanha. Do alto das suas serranias pode-se observar a linha costeira que é coberta ao raiar da aurora e crepúsculo por uma envolvente neblina que é suplantada pela altitude, escondendo as riquezas dos horizontes e fundos dos vales.

Cabril Gerês o que visitar, surpreenda-se com a sua natureza

A freguesia de Cabril pertencente ao concelho de Montalegre, região de Trás-os-Montes, sendo ainda uma jóia resguardada do Parque Nacional Peneda-Gerês. Situada no interior profundo é descrita como selvagem pelos seus ilustres moradores, possuindo riquezas culturais, naturais e arquitectónicas que fascinam quem as contempla.

Para sentir Cabril falamos com um autarca, empresário e historiador locais, que demonstraram o seu empenho pelo seu desenvolvimento, defesa e promoção. Nós amantes das serranias e graníticos penedos, ficamos enamorados pela Surreira do Meio Dia e beleza desta região. Neste artigo esperamos que as pessoas despertem para a conhecer e a respeitem quando a visitarem.