Fazer (7)
Neste concelho o visitante poderá conhecer as suas bonitas aldeias de UL ou Vilarinho de São Luís, ambas com percursos pedestres para fazer, visitar o Parque Temático Molinológico, onde ficará a conhecer um pouco da histórica dos moinhos e como antigamente se moíam os cereais e se confecionava o pão, podem ver com bastante proximidade os padeiros a fazer e colocar o pão no forno. Neste parque podem degustar o famoso pão e regueifa de UL, mais recentemente começaram também a fazer pão com chouriço. Local com bastante tradição na prática do hóquei em patins mas que se tem afirmado recentemente também no futsal.
O Rio Caima pula como uma criança pela Serra da Freita abaixo, brincando por montes e vales desde Albergaria da Serra em Arouca até à foz no Rio Vouga. Ao chegar à Frecha da Mizarela lança-se incauto no abismo, mas vai ganhando carácter com o crescimento ao passar por terras de Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis. Em Ossela é já um confiante e belo jovem por cujas damas se enamoram. Para o agradar, Palmaz em 2011 ofereceu-lhe nas suas margens uns passadiços, muito aclamados pelo povo. Este é um local agradável para caminhar pelos recônditos trilhos, rodeados de frondosa vegetação, escutando a sinfonia dos pássaros, sussurro das águas e zumbidos das abelhas. Contudo passado mais de uma década desde a sua requalificação o espaço carece de atenção e de obras de manutenção, para relançar todas as suas potencialidades e recolocar o velho rio no seu usurpado trono.
- passadiços do caima
- passadiços do caima oliveira de azeméis
- Passadiços do Rio Caima
- Turismo rural Oliveira de Azeméis
- o que fazer em oliveira de azeméis
- o que ver em oliveira do bairro
- locais para visitar em oliveira azeméis
- o que conhecer em oliveira azeméis
- rio caima
- passadiços das margens do rio caima
- Trilhos nas margens do Rio Caima em Palmaz
- margens dos passadiços do rio caima
- passadiços oliveira azemeis
A aldeia de Ul em Oliveira de Azeméis, integra o projeto “Aldeias de Portugal”, ficando enclausurada num município com grande pujança industrial e que vai mantendo a sua ruralidade, mas resistindo com dificuldades ao progresso desmesurado. No vale por onde passam os Rios Ul e Antuã, ainda subsiste uma pequena mancha de florestal autóctone, rodeado por indústria. Nós vamos visitando o Parque Temático Molinológico, ao longo do tempo, provando o seu afamado Pão de UL e regueifa doce, passeando nas margens do Rio Ul, que continua poluído e a lançar cheiros pestilentos. Neste artigo vamos conhecer a sua história, pontos de interesse, património natural e arquitetónico, um vídeo da confeção do seu pão e uma associação de defesa destes valores.
- Ul – Aldeia de Portugal
- Ul – Oliveira de Azeméis
- aldeias de portugal
- Pão de Ul Oliveira de Azeméis
- Parque Molinológico de Ul
- parque temático molinológico
- pão de ul
- Rota dos moinhos Oliveira de Azeméis
- Aldeias turísticas
- Aldeias pitorescas Portugal
- Aldeias Históricas de Portugal
- o que fazer em oliveira azeméis
- o que ver em oliveira azeméis
- locais para visitar em oliveira azeméis
O Santuário de Nossa Senhora de La Salette fica situado no concelho de Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro. Ao aproximarmo-nos do local, escondido na floresta no cimo do pináculo monte, vamos descobrindo o templo que se ergue em direção ao céu, convidando ao longe os crentes para a oração. Estivemos na Igreja a conversar com António Carvalho, zelador deste templo, que nos contou um pouco da sua vida e a história deste local. Fomos também passear pelo seu frondoso Parque La Salette, onde por vezes as raízes das robustas árvores parecem se unir para enredar os caminhantes numa floresta mágica, mas que por vezes até mete medo. Este Monte de La Salette teve a honra de ser mencionado pelo maior escritor oliveirense, Ferreira de Castro no seu livro "Emigrante", na pessoa do Manuel da Bouça, que traduz toda a fugaz procura longínqua do ouro quando a riqueza por vezes está perto do nosso interior e se manifesta na fê.
Oliveira de Azeméis possui um conjunto de trilhos e caminhos pedestres onde o visitante poderá conhecer um pouco do seu património natural e arquitetónico.
Reunimos os melhores locais para dormir enquanto descobre o património de Oliveira de Azeméis. O concelho é um dos destinos incontornável para os amantes de cidades com uma agenda cultural intensa, permanentemente quebrada por workshops de história, arte e, claro, vida. Recarregue baterias em alguns dos hotéis, pousadas ou quintas mais icónicos desta terra enquanto aproveita para explorar caminhos apaixonantes por paisagens e histórias.
Restauração no concelho de Oliveira de Azeméis.