Fazer (7)

Vale de Cambra é uma cidade portuguesa com cerca de 22 000 habitantes.Pertence à região Norte (NUTS II) e sub-região de Entre Douro e Vouga (NUTS III), e ainda à Área Metropolitana do Porto e ao distrito de Aveiro. É um dos três únicos concelhos da Beira Litoral que foi incluído na região Norte.
É sede de um município com 147,33 km² de área e 22 864 habitantes (2011),[3][4] subdividido em 7 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Arouca, a leste por São Pedro do Sul, a sueste por Oliveira de Frades, a sul por Sever do Vouga e a oeste por Oliveira de Azeméis.
O Ondas voltou à Vale de Cambra para continuar a descobrir as suas bonitas aldeias ou reencontrar alguns amigos e começar o percurso onde antes tínhamos terminado em Paço de Mato.
Ondas da Serra partiu à descoberta um destes dias por terras de Vale de Cambra. Deixamos o carro em Rogê, perto do Centro Cívico e partimos para desbravar terrenos e procurar aventuras. Não fomos de caravela, nem navegamos numa nau, levamos a bicicleta, não levamos varapau.
O Ondas viajou até Paraduça – Vale de Cambra, onde conhecemos alguma das suas gentes e moinhos de rodízio. Nesta aventura tivemos como guia o PR6 – Rota dos Moinhos, que está muito bem assinalado e aconselhamos vivamente. O tempo não esteve famoso, a chuva miudinha não parou de cair, o ambiente estava enevoado e esperamos em vão que o céu mostrasse o seu sorriso.
Ondas da Serra foi em busca dos tesouros de Trebilhadouro, não encontramos ouro, incenso ou mirra, mas um rico percurso pedestre, o PR4, integrado na Rota da Água e da Pedra de Vale de Cambra.
Em Vale de Cambra, muito perto do centro fica situada a praia fluvial de Burgães, ontem “Ondas da Serra” foi visitar este local. Chegamos bastante cedo e ficamos um pouco admirados por a mesma ter pouca água, mas uma senhora que apanhava os primeiros raios de sol da manhã depressa nos descansou dizendo que durante a noite funcionários camarários abrem as comportas do açude ali existente e que as voltam a fechar pela manhã. Efetivamente podemos comprovar que a água subia rapidamente na praia à nossa frente.
- Descobrir
- nadar
- praias fluviais
- praias
- praias de portugal
- praias de aveiro
- praias do centro
- praias do norte
- praias fluviais centro
- praias fluviais portugal
- praias fluviais aveiro
- o que fazer em aveiro
- o que ver em aveiro
- o que fazer em vale de cambra
- o que ver em vale de cambra
- sitios para visitar em portugal
A equipa do ONDAS DA SERRA foi até Vale de Cambra conhecer o novo Percurso Pedestre "VARANDAS DA FELGUEIRA (PR1)". Aquele Vale, na primavera, é realmente mágico... Nem o cinza do incêndio que devastou grandes áreas da serra, no verão de 2016, consegue esconder a alvura e o delicado aroma das cerejeiras em flor que embelezam o caminho.
- vale de cambra
- montanhas mágicas
- montanhas
- montanhismo
- caminhadas
- caminhadas na zona centro
- caminhadas para iniciantes
- caminhadas Portugal
- caminhadas na zona norte
- o que fazer em aveiro
- o que ver em aveiro
- o que fazer em vale de cambra
- o que ver em vale de cambra
- trilhos aveiro
- trilhos
- percursos pedestres