Oliveira de Azeméis (22)
Situado a sul da AMP e pertencente ao distrito de Aveiro, o município de Oliveira de Azeméis destaca-se não só pelo património construído, de que é exemplo os castros de Ul e de Ossela, os moinhos, o Parque e a Capela de La Salette, os centros históricos de Oliveira de Azeméis e da Bemposta, mas também pelo património natural englobando os rios Antuã, Caima e Ul. Em termos culturais é notória a importância de grandes figuras da literatura portuguesa do século XX, como Ferreira de Castro ou Eça de Queirós.
O município de Oliveira de Azeméis apresenta um tecido empresarial competitivo e inovador, com projeção nacional e internacional, destacando-se a indústria metalúrgica e metalomecânica qualificada como setor estratégico nacional. Destaca-se igualmente o artesanato do concelho, de que é exemplo os trabalhos em cobre, peças em vidro, arte sacra, arte em madeira ou cestaria.
Devido à atividade dos moleiros presente em Oliveira de Azeméis o arroz e as farinhas são uma referência de qualidade que permitem a criação de produtos como o pão de Ul, regueifas e o arroz de febras de Cesar. O concelho tem uma gastronomia rica de que é exemplo o arroz de ossos da suã, os rojões, o anho à moda de Fajões, as rabanadas de Cesar ou as papas de S. Miguel.
Destaca-se também o Parque Temático Molinológico, fica localizado nas freguesias de UL, Travanca e Loureiro - Oliveira de Azeméis, onde está a ser feita a preservação etnográfica dos antigos ofícios de moleiro e padeiro.
Fonte: portal.amp.pt
Realiza-se anualmente na Vila de Cucujães, do concelho de Oliveira de Azeméis, no dia 13 de dezembro, a secular romaria da Santa Luzia. Esta celebração religiosa atrai à terra fervorosos crentes nos milagres da Santa que cura as maleitas dos olhos. A igreja acolhe centenas de fiéis para participarem na missa e pagarem as suas promessas através de olhinhos em cera que adquirem na Casa da Irmandade, ou outras partes do corpo conforme a enfermidade. Os pontos altos são a procissão e o leilão de produtos agrícolas e animais de capoeira. Duas tradições estão também associadas a efeméride, uma feira e venda de jeropiga, vinho licoroso que aquece as almas, nestas tardes frias do inverno. Para almoçar, o povo acorre em reboliço à Associação da Casa do Sagrado Coração de Jesus, onde podem provar a saborosa comida caseira de rojões, patanisca, arroz de feijão, broa de milho e vinho, um regalo. Uma festa do povo, que não quer perder as vistas, assim alguns homens da coisa pública tivessem a mesma vontade e não se deixassem cegar pelo brilho do vil metal.
- o que fazer em oliveira azeméis
- o que ver em oliveira azeméis
- locais para visitar em oliveira azeméis
- o que conhecer em oliveira azeméis
- festas em oliveira azeméis
- romarias em oliveira azeméis
- festas e romarias em oliveira azeméis
- o que fazer em cucujães
- o que ver em cucujães
- locais para visitar em cucujães
- o que conhecer em cucujães
- festas cucujães
- romarias cucujães
- festas e romarias em cucujães
- Santa Luzia Cucujães
O Rio Caima pula como uma criança pela Serra da Freita abaixo, brincando por montes e vales desde Albergaria da Serra em Arouca até à foz no Rio Vouga. Ao chegar à Frecha da Mizarela lança-se incauto no abismo, mas vai ganhando carácter com o crescimento ao passar por terras de Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis. Em Ossela é já um confiante e belo jovem por cujas damas se enamoram. Para o agradar, Palmaz em 2011 ofereceu-lhe nas suas margens uns passadiços, muito aclamados pelo povo. Este é um local agradável para caminhar pelos recônditos trilhos, rodeados de frondosa vegetação, escutando a sinfonia dos pássaros, sussurro das águas e zumbidos das abelhas. Contudo passado mais de uma década desde a sua requalificação o espaço carece de atenção e de obras de manutenção, para relançar todas as suas potencialidades e recolocar o velho rio no seu usurpado trono.
- passadiços do caima
- passadiços do caima oliveira de azeméis
- Passadiços do Rio Caima
- Turismo rural Oliveira de Azeméis
- o que fazer em oliveira de azeméis
- o que ver em oliveira do bairro
- locais para visitar em oliveira azeméis
- o que conhecer em oliveira azeméis
- rio caima
- passadiços das margens do rio caima
- Trilhos nas margens do Rio Caima em Palmaz
- margens dos passadiços do rio caima
- passadiços oliveira azemeis
A aldeia de Ul em Oliveira de Azeméis, integra o projeto “Aldeias de Portugal”, ficando enclausurada num município com grande pujança industrial e que vai mantendo a sua ruralidade, mas resistindo com dificuldades ao progresso desmesurado. No vale por onde passam os Rios Ul e Antuã, ainda subsiste uma pequena mancha de florestal autóctone, rodeado por indústria. Nós vamos visitando o Parque Temático Molinológico, ao longo do tempo, provando o seu afamado Pão de UL e regueifa doce, passeando nas margens do Rio Ul, que continua poluído e a lançar cheiros pestilentos. Neste artigo vamos conhecer a sua história, pontos de interesse, património natural e arquitetónico, um vídeo da confeção do seu pão e uma associação de defesa destes valores.
- Ul – Aldeia de Portugal
- Ul – Oliveira de Azeméis
- aldeias de portugal
- Pão de Ul Oliveira de Azeméis
- Parque Molinológico de Ul
- parque temático molinológico
- pão de ul
- Rota dos moinhos Oliveira de Azeméis
- Aldeias turísticas
- Aldeias pitorescas Portugal
- Aldeias Históricas de Portugal
- o que fazer em oliveira azeméis
- o que ver em oliveira azeméis
- locais para visitar em oliveira azeméis
O Parque Temático Molinológico, fica localizado nas freguesias de UL, Travanca e Loureiro - Oliveira de Azeméis, onde está a ser feita a preservação etnográfica dos antigos ofícios de moleiro e padeiro. O segredo do afamado pão de UL aqui cozido é que não há nenhum milagre ou artes mágicas, mas sim carinho empregue na sua fabricação, usando técnicas ancestrais, com produtos genuínos e fornos onde a alquimia produz ouro destes cereais, unindo os elementos da terra, ar, água e fogo, num produto que remete para as nossas raízes primordiais.
O Ondas da Serra foi conhecer a ADUM - Associação Dona Urraca Moreira, localizada em Madail – Oliveira de Azeméis, que se dedica à defesa e conservação da natureza e património histórico do concelho. Neste artigo vamos conhecer o seu presidente, a sede da associação e sua história, que atividades têm desenvolvido e quais são os maiores problemas que têm enfrentado nestas áreas.
O Santuário de Nossa Senhora de La Salette fica situado no concelho de Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro. Ao aproximarmo-nos do local, escondido na floresta no cimo do pináculo monte, vamos descobrindo o templo que se ergue em direção ao céu, convidando ao longe os crentes para a oração. Estivemos na Igreja a conversar com António Carvalho, zelador deste templo, que nos contou um pouco da sua vida e a história deste local. Fomos também passear pelo seu frondoso Parque La Salette, onde por vezes as raízes das robustas árvores parecem se unir para enredar os caminhantes numa floresta mágica, mas que por vezes até mete medo. Este Monte de La Salette teve a honra de ser mencionado pelo maior escritor oliveirense, Ferreira de Castro no seu livro "Emigrante", na pessoa do Manuel da Bouça, que traduz toda a fugaz procura longínqua do ouro quando a riqueza por vezes está perto do nosso interior e se manifesta na fê.